terça-feira, 17 de abril de 2012

Xenofobia Através da História

  A xenofobia é um dos fenômenos mais presentes na história e também um dos mais característicos de nossa sociedade. 
  Podemos lembrar que desde a antiguidade se existia esse preconceito como por exemplo, o ódio de judeus com os samaritanos, os egípcios e os sumérios, e estas praticas não se resumiram a épocas antigas, sem muito conhecimento e recursos de pesquisa. Mas também existem casos nos dias de hoje também nos Estados Unidos e na Europa, há um retorno da intolerância, principalmente contra os estrangeiros, e um certo avanço de um movimento que se denomina de "neofascismo"¹, com a eleição de partidos de extrema direita. Também se ouve falar, inclusive no Brasil, na constituição de novos grupos que se auto-intitulam "neonazistas"². A esses fenômenos os pesquisadores sociais costumam chamar de xenofobia, no seu sentido mais amplo. 
  É polêmico, porém, em alguns casos, definir se há preconceito ou xenofobia, como no episódio do Nazismo que foi o caso que mais marcou na história. Este fato histórico envolveu grupos e culturas diferentes, violência desenfreada, crimes horríveis, desencadeados por um grupo que se encontrava no poder na Alemanha, durante a 2ª Guerra Mundial, contra pessoas que eles julgavam diferentes e inferiores. Estes indivíduos não foram apenas mortos, mas torturados, manipulados geneticamente, utilizados como cobaias em experiências terríveis, o que descarta a presença apenas de fatores político-sociais, e dão a este acontecimento um caráter doentio.
 



¹ neofascismo: é uma doutrina totalitária orbitando a extrema direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919 e durante seu governo. A palavra "fascismo" deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do IImpério Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.

² neonazistas: está associado ao resgate do nazismo, ideologia política propagada por Hitler, no começo da década de 1920. O movimento neonazista tem suas origens assentadas na intolerância e em preceitos racialistas, primando sempre pela "raça pura ariana" ou "superioridade da raça branca". Os seguidores da doutrina neonazista em sua maioria promovem descriminação contra minorias e grupos específicos, como homossexuais e outros não-heterossexuais ou não-cisgêneros, negros, judeus e comunistas , além de imigrantes caboclos/mestizos,islâmicos e norte africanos de uma forma geral, e demais asiáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário